segunda-feira, 19 de abril de 2010

O mundo da bola da muitas voltas



O mundo do futebol realmente é muito apaixonante você não acha? A cada ano tem uma nova surpresa no mundo da bola. Vamos começar em 2002 na Copa da Coréia e Japão, a seleção era para muitos uma grande piada por não ter Romário em seu comando de ataque, invés do baixinho, Felipão bateu o pé e levou Rivaldo e Ronaldo para copa. O final disto tudo todo mundo já conhece, Ronaldo artilheiro, Rivaldo sem dúvida alguma o melhor jogador daquele time e Brasil penta campeão do mundo, sobre uma Alemanha de um goleiro chamado Oliver Kahn

Quatro anos depois o Brasil era favorito na Alemanha, com um time montado por todos os brasileiros, alguns choravam a não convocação de Nilmar e a convocação de Gilberto (até então desconhecido). Final da história na Alemanha perdemos novamente para a França, nosso maior carrasco com show de Zidane, e o melhor jogo da seleção foi contra o Japão, na ocasião o Brasil usou um time reserva e Gilberto foi um dos destaques daquela partida.

No final dos anos 90 e começo da nova era quem dominava o futebol brasileiro era o Corinthians.

Com jogadores como: Luizão, Gil, Doni, Ricardinho, Edilson entre muitos, o timão era uma máquina de títulos, eles eram invisíveis. Depois das saídas dos ídolos o futebol do Corinthians perdeu um pouco o brilho e precisou da ajuda do São Paulo para não cair para a série A2 do Campeonato Paulista, isso fez com que a diretória fechasse um acordo milionário e fatal com a MSI em 2005, fazendo do time um lugar repletos de estrelas como Teves e Mascherano.

Em 2005 já o primeiro título, o Brasileirão, verdade que foi muito manchado, mas o torcedor não dá muita importância para isto.

Em 2006 o Corinthians com um time cheio de estrelas do futebol sul americano caiu diante de um fraco River Plate em pleno Pacaembu, no ano seguinte desmontou a falsa parceria e caiu para a série B do campeonato nacional.
Ficou um ano na segundona e voltou com tudo, campeão invicto do Paulistão e levou a Copa do Brasil, planejamento todo feito pensando com muita cautela e amor a camisa.


O São Paulo que no ano de 2000 era chamado de time medíocre, amarelão, teve que esperar até 2003 para começar a renascer para o futebol. Luis Fabiano começava a nascer para o futebol e junto com ele o gigante do Morumbi Bi campeão do mundo na década de 90 acordava.
Em 2004 o tricolor após 11 anos voltou a disputar o torneio que o torcedor tricolor mais dá valor: a Copa Libertadores. Em 2004 era visto como franco atirador e chegou até as semifinais do torneio, onde perdeu para o Once Caldas campeão em cima do Boca Júniors. A fama parecia que iria continuar, mas só parecia, em 2005 um pacotão de reforços e com eles títulos brilhantes para o tricolor. Libertadores de 2005, Mundial Interclubes, a consagração de Rogério Ceni, Diego Lugano, a volta de Luizão e Amoroso, a volta do torcedor são paulino ao estádio do Morumbi.
De 2006 a 2008 o Brasil foi dominado por três cores, vermelho, preto e branco. Foi o renascimento do São Paulo Futebol Clube e de seus torcedores, que hoje são a terceira maior torcida do Brasil, atrás de Flamengo e Corinthians.

A academia do Palmeiras era uma máquina nos tempos de Parmalat, Edmundo & Cia ganharam quase tudo para o verdão, que até então era o rei dos clássicos e jogos importantes, teve até o time dos 100 gols.
Tudo jogado no lixo quando o time caiu para a Série B do nacional em 2002, lá o verdão deu a volta por cima e conheceu Love, o artilheiro do amor verde. Com ele o Palmeiras foi campeão com facilidade e voltou a elite do futebol brasileiro.
Mas o Palmeiras hoje o time que mais vive do passado, Libertadores de 1999 conquistada nos pênaltis e derrota no Mundial para o Manchester da Inglaterra. Depois disto a volta da academia em 2008 liderada pelo ídolo Váldivia. Paulistão conquistado de maneira fácil e bonita parecia que agora o time estava preparado para renascer como o rival São Paulo. Mas não foi assim, até aqui foram só decepções para os torcedores. Um campeonato jogado no lixo em 2009 e uma campanha horrível no Paulistão em 2010. O Palmeiras precisa de ídolos, títulos, mais amor de sua torcida tão apaixonada e vibrante. A Sociedade Esportiva Palmeiras ainda dorme, um dia ela ira acordar, só esperamos que não seja tarde de mais.

O time do Santos pode se dizer que viveu na época de Pelé claro e na época dos meninos da Vila liderados por Robinho. O Santos sempre foi um time forte, mas após a era Pelé pouco fez de bom, até a chegada dos moleques Robinho e Diego que revolucionaram o futebol brasileiro com lances mágicos e deram ao Santos um brasileiro histórico sobre o forte Corinthians. Depois da saída deles um grande vazio para o Vila mais famosa do Brasil, o time lutou para não cair no paulista algumas vezes e lutou para não descer no Brasileiro em 2009. Um bi campeonato Paulista durante esse tempo, pouco para um time que é Bi mundial. Chega 2010 com um presidente novo e um time maravilhoso. A cobrança era enorme, o Santos lutou para não cair no ano passado, começou 2010 com um time lotado de jovens jogadores e um treinador novo com espírito ofensivo. O Santos de 2010 vai fica marcado para mim como o melhor time que eu já vi jogar, 10 a 0, 8 a 0, foram alguns placares que se tornaram familiares diante do Campeonato Paulista de 2010, o Brasileiro nem começou o Santos pode até cair por que não? Mas se depender da lógica do futebol, o Santos está novamente no topo, como esteve nas eras de Pelé, Robinho e agora na era de Neymar.

É o planeta bola da muitas voltas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário